sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cabelos...Parte 2 - Colorimetria

Colorimetria


Colorir o cabelo parece simples, mas essa arte exige muito mais do que misturar ingredientes e aplicar na cabeça. A colorimetria rege as regras da boa coloração: é uma ciência que vai fundo no estudo das cores, analisa sua composição e suas combinações, levando em conta a forma como são vistas. Um bom colorista sabe identificar a cor que está nos fios, o que precisa ser melhorado para que ela ganhe brilho e luz ou quais os recursos necessários, como a decapagem, por exemplo, para se conseguir uma nova tonalidade.

É certo que muitas mulheres ainda colorem os cabelos em casa, apesar da maioria, por não conseguir o efeito desejado, acabar acertando a cor no salão. É que, com a auto-aplicação fica difícil conseguir acompanhar a tendência atual que é a de cabelos coloridos, com cores variadas, onde vai prevalecer o bom senso e o bom gosto em variar as mesclas de cores, mechas, transparências e técnicas similares, que valorizam o movimento do cabelo. Particularmente, prefiro um cabelo com mais de uma cor, pois esta opção valoriza os trabalhos de corte, escova e penteado, destacando os detalhes e o movimento dos fios.

O efeito da coloração depende, intimamente, do tom em que o cabelo está. É como uma parede que será pintada. Se for branca, o resultado da cor que virá em cima é um. Se for azul, o efeito muda. A operação de identificar a cor que se apresenta é mais difícil do que parece, pois varia conforme a luz ambiente. Também porque, em geral, os fios não se encontram com uma cor uniforme uns em relação aos outros ou a raiz em relação às pontas. Os cabelos naturais normalmente são compostos por uma cor dominante e outras excessivas, que formam reflexos imperceptíveis sob qualquer luz. Um olhar atento é o diferencial na hora de mudar a cor do cabelo. É essa cor que já existe no fio que serve como base para a coloração. Define os tons e matizes que darão um resultado harmonioso, sem a presença de nuances alaranjadas, esverdeadas ou azuladas.

Seis tipos de cores determinam o círculo cromático e viabilizam as alterações nas fibras capilares de forma harmônica. Funciona como um gráfico ou uma tabela. Nele, elas estão dispostas de forma que uma determinada nuance tem a sua oposta. Logo: o vermelho é contrário ao verde, enquanto o laranja contrapõe-se ao azul e o amarelo, ao violeta. Vale lembrar que essas posições são estratégicas. Foram reunidas dessa forma porque um tom ameniza ou potencializa o efeito do outro. O círculo cromático também define as nuances e os matizes das colorações. A partir do que já existe no cabelo, escolhe-se o novo tom. A classificação das cores é o que determina sua aplicação.

 
Entendendo as numerações das tintas de cabelo:

Quando falamos em pintar o cabelo pode ser um "bixo de 7 cabeças" entender a numeração das caixinhas. Pintar o cabelo sem a ajuda de um profissional, pode ser um erro muitas vezes. O que muitas mulheres não sabem, é que a cor da caixinha, nem sempre é a cor que ficara no cabelo. Porém, sabendo as regras básicas da tintura, vocês saberão escolher a cor ideal sem medo!

Cor da caixa da Tinta

O erro mais comum, é achar que a cor da caixinha da tinta é mesma que ficara no cabelo. O resultado final nos cabelos nem sempre é a cor esperada. Isso acontece porque o resultado final da coloração depende da cor natural do cabelo, ou da cor que você esta usando. Tem também a questão do PH do cabelo. Pessoas com o PH para o preto por exemplo, é muito comum a cor puxar para o laranja, vermelho e amarelo.


Como disse anteriomente: a cor da caixinha nem sempre é a mesma do resultado final. Se você esta usando um (loiro) você tem grande chance de conseguir a mesma cor da caixinha.
Quanto mais claros forem os fios, mais intensas ficam as cores e mais parecidas com a tonalidade da caixinha ficara.
Ja em cabelos castanhos ficara um ou dois tons mais escuros que a cor da caixinha. Caso você queira ficar loira, o ideal é esperar novamente para passar a tinta no cabelo e passar uma tinta mais clara.
Em cabelo pretos é sempre mais difícil subir de tom. A regra básica é, tinta não clareia tinta. O ideal para quem tem preto no cabelo, e deseja subir o tom, é ir fazer descoloração ate chegar no tom esperado.
Técnicas como: decapagem. Pode ser a solução para tirar o preto do cabelo.

REGRA BÁSICA DA NUMERAÇÕES

Vou passar um exemplo básico de duas numerações parecidas, 7.0 e a 7.1.
Apesar dos numeros confundir as vezes, as cores são muito diferentes.
O 7.0 é um (loiro medio) que no cabelo ficaria a cor pura sem reflexos. Já o tom 7.1 é um (loiro cinza) bem intenso, dando uma diferença grande da tinta 7.0.
Se você pensa que não tem diferença a numeração por conta de um numero, saiba que tem muita diferença. Escolha a tinta sempre pelo numero, nunca pela foto da caixa da tinta.

Números Fechados

Os numeros fechados seguido de zero significa que é a cor pura. Nunca o tom vai ficar puxado para outra cor, como por exemplo o tom de loiro 12.01 fica puxado para o cinza. Escolhendo os tons fechados sera exatamente o nuance exato.

- Preto 2.0
- Castanho medio 4.0
- Castanho claro 5.00
- Castanho 6.0
- Loiro escuro 7.0
- Loiro claro 8.0
- Loiro clarissimo 12.00


Para que servem os números antes do ponto ?
Os números antes do ponto correspondem as cores naturais de cabelos, como castanho, preto e louro.
A correspondência é a seguinte:
Pretos e Castanhos Escuros – 1 2 3
Castanho Médio – 4
Castanho Claro – 5
Louro Escuro – 6
Louro Médio – 7
Louro Claro – 8

Quando o número na caixa é seguido de zero como por exemplo 2.0, significa que é a cor pura a nuance pura colore os fios sem reflexos, a cor base nesse caso Preto Natural.
Números que puxam as nuances para outra cor

Quando o numero não é fechado, significa que ele é puxado com reflexos para alguma cor. Quanto menor o numero, mais intenso sera o resultado dos reflexos. Alguns nuaces são visíveis apenas no sol.

- Cinza - 1 (7.1),  (8.1), (12.01) tudo o que acaba com o final 1 é puxado para o cinza.
- Irisado ou Mate - 2
- Reflexo Dourado - 3  (7.3), (8.3) final com 3 é puxado para o dourado
- Reflexo Acobreado - 4
- Acaju - 5 reflexos para o acaju
- Vermelho - 6   (6.66) vermelho ou puxado para o vermelho
- Marrom ou chocolate - 7


Para que servem os números depois do ponto ?
Os números depois do ponto correspondem aos reflexos que combinados a cor base serão visíveis naturalmente ou a luz do sol.
A correspondência é a seguinte:
Reflexo Cinza – 1
Reflexo Irisado ou Mate – 2
Reflexo Dourado – 3
Reflexo Acobreado – 4
Reflexo Acaju – 5
Reflexo Vermelho – 6
Reflexo Marrom ou chocolate – 7

Quando o número do reflexo aparece repetido significa que o reflexo é mais forte, intenso e brilhante.
Por exemplo 4.66  significa base castanho claro e reflexos duplamente vermelhos.
Os reflexos podem ser somados, por exemplo 6.34 significa que a base é louro escuro e os reflexos são dourados e acobreados.


Números repetidos

Quando o número da caixinha for repetido, significa que o reflexo é mais forte e a cor mais intensa.
Quando a numeração for 3 numeros, significa que são tons mesclados dando um nuance diferenciado.
Numeros comuns de encontrar
-Cereja 6.66
-Acobreado 6.40
-Bege acinzentado 7.02
-Bege claro acinzentado 8.02
-Acaju intenso 5.52


Exemplos comuns de nuances com reflexos

Toda numeração que acaba com 6 são puxados para o vermelho.
Cereja 6.66 vermelho
Castanho acaju 4.5 puxado para o caju
Castanho avermelhado 4.6 final 6 puxado para o vermelho
Castanho claro 5.64 final 4 acobreado


Para que servem dois ou mais números antes do ponto ?

Significa que a cor base não é pura, ela já possui outros tons que proporcionarão efeitos variados por exemplo: 42.5 castanho médio a preto é a base e os reflexos são acaju.
Quando se diz “uma cor a outra” significa que o efeito pode ser diferente de acordo com seu cabelo.
Esse tipo de coloração, com mais de um número antes do ponto NÃO DEVE SER USADA PARA COBRIR FIOS BRANCOS a explicação está justamente na diferença que pode acontecer entre as cores dos fios brancos e dos ainda coloridos.